sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

HISTÓRIA 4º ANO


Escola Municipal ___________________________ Recife, ___ de __________________ do        2012 Aluno(a)__________________________________ Profa. Carminha Sampaio
Prova de História
1)Coloque um ( x) na opção correta:
 1.1) Em 1997, a escola de samba carioca, Imperatriz Leopoldinense, homenageou:
(    ) O presidente Lula.
(    ) Ivete Sangalo
(    ) Chiquinha Gonzaga
2) Marque ( V) verdadeiro ou (F) falso, as questões que seguem:
(    ) No Brasil de 150 anos atrás, as mulheres tinham as mesmas oportunidades que os homens. 
(    ) Esperava-se das mulheres que tivessem filhos e obedecessem , primeiro, ao pai e depois ao marido.
(    ) Era um mundo dominado pelas mulheres.
(    ) Do mesmo jeito que faziam com as crianças, os homens dominavam as mulheres.
3) Relacione as colunas referentes aos comportamentos das mulheres:
(A ) Mulher atual           (    ) dirige carros
( B) Mulher  antiga.       (    ) não andava sozinha.
                                          (    )   trabalha fora.                                       
                                          (    ) trabalhava em casa.
4) Marque o item correto sobre a educação que Chiquinha Gonzaga, recebeu:
(    )     Estudou história, geografia, francês, gramática, latim, matemática , religião e piano.
(     ) Estudou história, geografia, inglês, matemática, ciências, artes e judô.
5) Com relação à vida pessoal de Chiquinha Gonzaga, nós estudamos, que ela:
(    ) casou-se aos 30 anos, não teve filhos e trabalhava fora. Além de ter comprado um carro para ir ao trabalho.
(     ) casou aos 16 anos, teve dois filhos e viveu com seu marido, Jacinto do   Amaral até morrer, aos oitenta anos.
(     ) casou-se aos 16 anos, teve três filhos. Era infeliz e o marido não aceitava sua paixão pela música. Ela então, enfrentou a sociedade preconceituosa e separou-se.

6)Leia e o texto e interprete:
“ Enquanto Chiquinha Gonzaga enfrentava os costumes  de seu tempo, o Brasil passava por grandes mudanças. Estava ocorrendo, por exemplo, um intenso movimento para pôr fim à escravidão. Nas fazendas, as rebeliões e as fugas de escravos se tornavam cada vez mais frequentes. A cada dia, mais e mais escravos eram alforriados, graças aos clubes abolicionistas, que compravam a liberdade dos cativos
6.1) Observe com atenção as palavras destacadas e relacione-as com o significado correto:
A-rebeliões   (    ) revolta    (    ) festividades
B-alforriados (    ) livres      (    ) presos
C-cativos        (    ) infelizes  (    ) escravos
6.2) Quando o autor diz: “Enquanto Chiquinha Gonzaga enfrentava os costumes de seu tempo...”O que ele quer dizer com isso?
___________________________________________________________________________________________________________________________ 6.3) Quem pagava a carta de alforria dos escravos?
_________________________________________

Boa Sorte!              

Nenhum comentário:

Postar um comentário